O filme de Basil da Cunha foi premiado como a melhor curta-metragem de 2024 na votação dos membros da Short Film Conference.
A curta-metragem “2720” (2023, Portugal/Suíça, FIC, 25′) do realizador português Basil da Cunha, foi premiada como a "Short Of The Year", o prémio anual atribuído pelos membros da Short Film Conference. A Short Film Conference existe desde 1970 como uma associação sem fins lucrativos e é a única organização internacional que procura unir a comunidade global de curtas-metragens.
Um filme que esbate as fronteiras entre o documentário e a ficção, o filme acompanha Jyzone, que acaba de ser libertado da prisão. Encontrou um novo emprego, mas as pessoas com quem se cruza a caminho do trabalho correm o risco de o fazer chegar atrasado ao primeiro dia. Através de um retrato coreográfico e poético, delineado por um hábil trabalho de câmara, o realizador explora o violento bairro da Reboleira, em Lisboa, com a participação dos seus habitantes.
O filme já conquistou o público de curtas-metragens de todo o mundo, tendo ganho o Prémio do Público e Melhor Realizador Português no Curtas Vila do Conde, o Prémio FIPRESCI 2023 em Oberhausen, Melhor Filme Suíço 2023 no Internationale Kurzfilmtage Winterthur. O filme foi ainda nomeado para Melhor Curta-Metragem nos European Film Awards 2024. Outros festivais em que o filme foi exibido incluem Clermont-Ferrand, Leuven e Viena.
Este prémio foi votado pelos mais de 100 membros da Short Film Conference, que representam mais de 40 países de todo o mundo, e que são instituições, distribuidores, festivais, mercados cinematográficos, meios de comunicação social, plataformas VOD e agências que podem aderir à rede. O prémio foi anunciado na terça-feira, num evento organizado no âmbito da série anual de conferências e eventos de networking da Short Film Conference, realizada durante o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand.
Ao receber o prémio, Basil da Cunha afirmou: “É uma grande honra para nós!. Sendo este filme um filme sobre violência policial, espero que este prémio chame mais a atenção para este problema em Portugal. Quero dedicar este prémio a todos os bairros e a todas as pessoas que são vítimas de violência policial”.
O prémio SFC Short Of The Year 2024 é patrocinado pelo Figari International Short Film Fest, que convidará o realizador a participar na próxima edição do seu festival.