O Dia Mais Curto apresenta uma sessão especial no Cinema Trindade para celebrar a curta-metragem que marcou o cinema de animação português.
No próximo dia 21 de dezembro, dia que assinala o regresso do Inverno, às 20:30 horas, celebram-se os 30 anos da curta-metragem de animação Os Salteadores no Cinema Trindade, com a exibição de uma nova cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (medida integrada no programa Next Generation EU).
Abi Feijó teve como fonte de inspiração para este filme o conto "Os Salteadores", do livro "Os Grãos-Capitães" de Jorge de Sena.
Em 1993, Os Salteadores fazia a sua estreia no festival CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação, marcando não apenas o resultado de sete anos de trabalho, mas também o início de um percurso repleto de prémios e distinções, tal como o título de primeiro filme português de animação selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes (1994).
Aproximando-se o ano de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, esta curta-metragem leva-nos a refletir sobre questões fundamentais relacionadas com identidade, política e resistência, oferecendo uma visão sagaz das sensibilidades ideológicas do regime fascista português.
A produção desta obra-prima coincidiu num momento que agregou diversos autores contemporâneos, tal como Regina Pessoa, que hoje dinamizam e contribuem para a elevação do cinema de animação português nos circuitos internacionais.