“Elo” galardoado no Chicago International Film Festival

Publicado a 23 outubro 2020

Elo” de Alexandra Ramires acaba de receber o grande prémio da competição de curtas-metragens de animação na 56ª edição do Chicago International Film Festival, a decorrer de 14 a 25 de outubro.

A curta-metragem de animação da realizadora Alexandra Ramires, co-produzida pela Bando à Parte (Portugal) e a Providences (França), é animada a partir de desenhos em grafite e pó de grafite e explora o encontro de duas personagens que procuram adaptar-se na tentativa de se encaixarem em padrões instituídos. 

O júri, que atribuiu a “Elo” o “Gold Hugo”, o prémio mais importante da competição curtas-metragens de animação do festival, justifica a atribuição do prémio com as seguintes impressões: “Duas figuras vagueiam por uma paisagem, ou pré-histórica, ou pós-apocalíptica, são almas desligadas dos seus corpos corporais, de formas que só a animação pode visualizar. São talvez os únicos sobreviventes, mas a sua desconexão reflete também uma desconexão mais generalizada com a mente e o corpo, cérebro e coração, em que a humanidade vagueou.  Uma bela paleta invertida de preto e branco, atrai-nos imediatamente e uma grande quantidade de silêncio mantém-nos lá. Pela fusão perfeita de beleza e horror”.

Este é o primeiro filme a solo de Alexandra Ramires depois de ter co-realizado “Água Mole” com Laura Gonçalves. “Elo” foi exibido em competição no TIFF e recebeu o Prémio de Animação no Curtas Vila do Conde e o Grande Prémio no festival Animatou, na Suíça.

Alexandra Ramires é licenciada em Pintura nas Belas Artes em Lisboa. Teve o primeiro contacto com cinema de animação na produtora Sardinha em Lata e trabalhou nos estúdios de animação do Porto da produtora Bando à Parte, no desenvolvimento de trabalho técnico e artístico para filmes de outros autores. Atualmente, desenvolve o seu trabalho individual e coletivo na Cooperativa BAP, da qual é membro fundador.

Na sua 56ª edição, o Chicago International Film Festival adotou um formato híbrido, com exibições virtuais e drive-in, com uma programação de mais de 50 longas-metragens e nove programas de curtas-metragens.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador