Tributo a João Nicolau na Bergamo Film Meeting

20 Janeiro 2020

Toda a obra cinematográfica do realizador João Nicolau será exibida na Bergamo Film Meeting, que terá lugar de 23 a 31 de Maio, na Itália.

A Bergamo Film Meeting irá exibir todos os filmes do realizador português João Nicolau, no contexto do programa “Europe, Now!”, que se destina à exploração do cinema europeu contemporâneo, dando atenção aos filmes que abordam temas relacionados com a “agitação dos indivíduos” e as questões sociais e políticas. Além do foco nas obras de João Nicolau, o festival também irá exibir os filmes de Rúnar Rúnarsson (Islândia) e Danis Tanović (Bósnia e Herzegovina).

“Europe, Now!” pretende ser uma plataforma de trabalho em rede dedicada às oportunidades que os festivais, mercados, programas de formação e financiamento europeus oferecem aos jovens realizadores e produtores.

João Nicolau nasceu em Lisboa e trabalha como realizador, montador, ator e músico. Como montador, trabalhou com João César Monteiro, Margarida Gil, Alessandro Comodin e Miguel Gomes. Entre as suas obras a ser exibidas estão “Gambozinos” (2013), “O Dom das Lágrimas” (2012), “Canção De Amor E Saúde” (2009) e “Rapace” (2006), produzidas pela O Som e a Fúria e com promoção e distribuição da Agência da Curta Metragem. Realizou também o documentário “Calado Não Dá” (1999) e as longas-metragens “A Espada e A Rosa” (2010) e “John From” (2015). O seu último filme “Technoboss” (2019) teve a sua estreia no Locarno Film Festival e recebeu o “Grande Prémio do Júri” do Festival de Sevilha. 

A Bergamo Film Metting apresenta-se como um dos festivais de cinema mais importante no panorama internacional e oferece uma programação diversificada com competições de longas-metragens e documentários, retrospetivas, homenagens a autores, novos filmes de cineastas em ascensão, obras-primas clássicas, filmes de animação e projeções para escolas, workshops, exposições e masterclasses.

 

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador