"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" está na shortlist dos Óscares

Publicado a 18 dezembro 2019

Academia Artes e Ciências Cinematográficas revelou as shortlists para nove categorias e conta com "Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa.

"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" de Regina Pessoa passou à próxima fase de nomeações para os Óscares de 2020. O filme de Regina Pessoa é umas das dez curtas de animação pré-selecionadas para a 92ª edição dos Óscares. Os nomeados serão conhecidos a 13 de janeiro 2020 e a gala de entrega dos prémios terá lugar a 9 de fevereiro. "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" foi o único filme português a ter passado esta primeira fase de de votações dos membros da Academia de Hollywood, de uma long list de 92 títulos.

Para Regina Pessoa, e para o seu produtor português Abi Feijó, é a terceira vez que têm a oportunidade de chegar aos nomeados. As duas primeiras aconteceram com "Histórica Trágica com Final Feliz", que atingiu a primeira shortlist de dez, e com "Kali, o Pequeno Vampiro" que, não tendo chegado aos Óscares, conseguiu a nomeação para os Annie Awards, os prémios da divisão de Hollywood da Associação Internacional de Cinema de Animação (Asifa), em 2013. 

A curta-metragem, co-produzida entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF), é um comovente tributo a um poeta do quotidiano e um testemunho do amor da realizadora pelo seu tio excêntrico, pessoa que se tornou uma inspiração artística e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento como cineasta. Desde a sua estreia em Junho, foi premiada em Annecy, França, no Animamundi, Animafix e Animage, no Brasil, Imaginária, e Riga IFF na Letónia.

Todos os pré-seleccionados em consideração para os 92ª edição dos prémios da Academia encontram-se na respectiva página oficial acessível aqui.

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador