"Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias" e "Nestor" galardoados no Cinanima

17 Novembro 2019

"Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias" recebeu o Prémio Especial do Júri da Competição Internacional e "Nestor" foi Melhor Filme Português, recebendo o Prémio António Gaio, da 43ª edição do Cinanima que teve lugar em Espinho de 11 a 17 de Novembro.

O júri da competição internacional do Cinanima, composto pelo produtor português Humberto Santana, pelo director artístico do festival de animação romeno Animest, Mihai Mitrica, e a realizadora bielorussa, Olga Parn, justificaram o prémio a "Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias" de Regina Pessoa pela sua "narrativa cheia de sensibilidade que emprega uma combinação complexa de técnicas de animação, resultando numa declaração artística cheia de expressividade".

Na competição nacional, o júri composto pelo realizador e argumentista espanhol, Fernando Cortizo, pela crítica de cinema, Inês Lourenço, e a académica, Marta Varzim Miranda, decidiu atribuir o prémio António Gaio ao filme "Nestor", do jovem realizador João Gonzalezpor "conjugar de modo inteligente e de forma arrojada as várias componentes: a narrativa, a estética, o som e o ritmo".
"Nestor" foi escrito, realizado e musicado por João Gonzalez, no âmbito do 1º ano do curso da Royal College of Art e retrata um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos que vive numa casa instável que nunca pára de oscilar.

O júri da competição nacional decidiu atribuir ainda uma menção honrosa a "Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias" "devido à sua beleza estética e ao uso harmonioso dos diversos estilos de animação ao serviço de uma história pessoal".

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador