"Cães que Ladram aos Pássaros" é a melhor curta-metragem europeia do Festival de Veneza

Publicado a 07 setembro 2019

O filme "Cães que Ladram aos Pássaros" de Leonor Teles, conquistou este sábado a nomeação do júri internacional do Festival de Veneza para o prémio de melhor curta-metragem europeia de 2019 dos European Film Awards.

"Cães que Ladram aos Pássaros" de Leonor Teles, é o filme da competição de curtas-metragens da secção Orizzonti do Festival de Veneza premiado com a nomeação para os European Film Awards (EFA) de 2019.  A distinção, entregue pelo júri oficial do evento constituído por Susanna Nicchiarelli, Mark Adams, Rachid Bouchareb, Álvaro Brechner e Eva Sangiorgi, e escolhido de entre os filmes europeus apresentados em competição, permite à cineasta portuguesa entrar na corrida pelo prémio de melhor curta-metragem europeia de 2019. Os vencedores da 32.ª edição dos Prémios Europeus de Cinema serão entregues no fim do ano, a 7 de dezembro, em Berlim.

O filme, que integrou a secção competitiva Orizzonti Short Films Competition do festival, acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária.

Produzido pela Uma Pedra no Sapato, com promoção internacional da Agência da Curta Metragem, "Cães que Ladram aos Pássaros" foi comissariado e financiado pela Câmara Municipal do Porto no âmbito do projecto Cultura em Expansão e foi inteiramente rodado na cidade do Porto. "Toma uma cidade que não é a minha, um lugar que me é desconhecido e não me pertence. No entanto, não deixou de ser, por isso, menos pessoal que os filmes anteriores. A ligação que criei com a família que filmei mantém-se e parece ser essa a constante no meu trabalho: as pessoas e a minha relação com elas", afirma a realizadora.

Depois de “Balada de um Batráquio” (Urso de Ouro de Melhor Curta-Metragem na Berlinale 2016), esta é a segunda curta de Leonor Teles, realizadora que estreou no início deste ano, em circuito comercial, a longa "Terra Franca" (Prix International de la SCAM no Cinéma du Réel, Prix de La Ville d’Amiens at Festival d’Amiens e Mejor Opera Prima Internacional no Festival Mar del Plata).

Press kit disponível aqui e fotos do filme disponíveis aqui

Alto Patrocínio

Apoio

Membro fundador